COMO O ESTILO DE VIDA PODE INTERFERIR NA SAÚDE DA COLUNA E DOS JOELHOS

dor-no-joelho.jpg

O estilo de vida moderno, onde as pessoas passam grande parte do tempo sentadas, pode levar a adaptações físicas prejudiciais à movimentação corporal harmônica. Os músculos responsáveis pela flexão do quadril por exemplo, tendem a se encurtar, assim como os posteriores da coxa, ficando hiperativos. Já os glúteos, acabam inibidos, levando a alterações na pelve e coluna lombar. Porque isso é relevante? O glúteo máximo é um dos músculos mais fortes do corpo humano. Sua principal função é a extensão do quadril, e junto ao glúteo médio e ao glúteo mínimo, dão estabilidade a esta articulação. Quando essas funções não são bem desempenhadas, outros grupos musculares tentam assumir esse papel, causando hiperativação e movimentos compensatórios indesejados. Costumo dizer aos meus clientes que devemos pensar no nosso sistema neuromuscular como um time. Se um jogador do time está correndo demais (hiperativo), é porque outro não está desempenhando seu papel como deveria (hipoativo). Já está bem descrito na literatura especializada, que a baixa ativação dos glúteos, conhecida como amnésia glútea, tem relação com uma série de problemas, tais como:

- Aumento do risco de lombalgias e problemas na coluna lombar

- Dor anterior no joelho (DAJ)

- Condropatias patelares (crondomalácia patelar)

- Aumento do risco de lesão nos músculos posteriores da coxa

- Aumento do risco de lesão no ligamento cruzado anterior (LCA)

- Síndrome da Banda Íliotibial (comum em corredores)

O papel dos professores de Educação Física e fisioterapeutas é descobrir as causas e propor soluções. Contudo, uma avaliação mais detalhada é fundamental para que o diagnóstico seja preciso, já que outros fatores de risco podem estar associados.

Artigo escrito pelo Professor Especialista Alex Griebeler CREF: 009191-G/DF, que atua na área de treinamento físico e recondicionamento de lesões há 20 anos. Criador do método BACK TO BASICS e proprietário do Centro de Treinamento FABRIK

CREF: 009191-G/DF